sexta-feira, 15 de maio de 2009

I hear in my mind; all these voices

Eu tinha essa vizinha, a Srª. Berenice, uns noventa anos, óculos fundo de garrafa, cabelo arrepiado e bem magra, de certa forma lúcida. Não enchergava direito e era comum ouvi-la batendo na parede e gritando pela empregada Beta. Velha com manias estranhas, como vir aqui em casa às três da tarde e perguntar se a sala dela estava muito escura mesmo com janelões nas paredes, algo fazia ela não acreditar que aquilo fosse verdade. Certo dia começou a gritar por socorro, acusando de estar sendo sequestrada e repetindo constantemente que não reconhecia a própria casa, mesmo com a chave na porta, não conseguia abri-la. Beta a deixava sozinha, era preciso q nós déssemos as coordenadas para que a pobre mulher voltasse para a sala e se acalmasse. Certamente havia algo de perturbador naquela senhora que eu encarava friamente tantas vezes. Srª Berenice tinha um relógio q soava de 15 em 15 minutos, o relógio datava do ano de 1957, parece mais estranho quando vemos do seguinte ponto de vista:

1957 - só algarismos ímpares, fora o 3, reajuntando temos 1597
Um dia tem 1440 minutos, divididos em grupos de 15, temos 96 vezes 15 minutos em um dia.
15 é a frequencia com q ele bate, 97 é o quanto ele toca. Com só é possível tocar 96 vezes por dia, sobrava 1 badalada, era com essa que eu fiquei intrigada.
Sempre vinha aqui em casa às 3 da tarde, único algarismo ímpar que falta na sequência do ano.
15 pode ser interpretado por 1+5=6, algarismo q pode ser obtido subtraindo também 7-1=6, ou invertendo o número 9. Somando 6 + 3 = 9, 90 era a idade q ela morreu.
Outro fato curioso é que 15 pode ser escrito assim XV. Alterando a ordem temos, VX. Primeira e última letra da expressão em latim Vade in pax, q significa Vá em paz!

Depois da morte dela meu pai insistiu em comprar o relógio antigo da defunta, não foi difícil se acostumar com as badaladas, mas o mais estranho estava por vir. Dois dias depois da morte da velha, li no obtuário do jornal que Beta havia morrido, muito estranho. Hoje, exatamente 15 de maio, fui deitar 1 hora da manhã quando o relógio badalou. Junto com o blém-blém, ouvia vozes cantando uma canção perturbadora, me agarrei ao travesseiro e tentei dormir, mas 15 minutos depois eis que o relógio soa de novo e novamente as vozes cantam agora clamando por socorro, fechava o olho e vi o rosto da Srª Berenice quando essa pedia ajuda, ouvi Beta rindo ao longe junto com as badaladas. Pensei, "só poder alucinação minha, aquela velha maluca quer me deixar louca", só consegui dormir quando o relógio soou 4 vezes. Lembrei da badalada extra que estava na data do relógio, 1 balada estranha à 1 da manhã durante 1 hora (1+1+1=3). 4 vezes 15 minutos (4x15=120, 120 = 1+2+0 = 3). 3 da tarde, horário em que ela nos visitava pedindo por um pouco de luz na sala. Vade in pax. Foi a única coisa q desejei para a Srª Berenice naquele tormento, adormeci.

Dedicado à Irlane.

1 comentários:

- disse...

Baseado em fatos reais xP
Seríssimo!


adorei!

15 de maio de 2009 às 17:32