domingo, 30 de agosto de 2009

Cultura popular cearense


Quem foi que disse que os jovens não valorizam a cultura do próprio lugar? Quem disse que a gente não respeita mais os idosos e não escuta o que eles tem pra contar? Quem foi que espalhou que a cultura cearense se resume a Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e José de Alencar? Esse post chegou pra quebrar essas idéias errôneas sobre nós. Como atualmente eu estou morando no Ceará - e quando cheguei aqui isso me chamou muito a atenção. - decidi fazer um apanhado de coisas muito interessantes que são presença no cotidiano de todos aqui como ditados, gírias, moda... e além de tudo manias e supertições muito interessantes que podem não estar só presentes aqui como em outros lugares do Brasil.
Não pensem que aqui vocês vão encontrar um almanaque folclórico, nem muito menos um guia de comportamento, ou ainda críticas sobre o modo de viver das pessoas - o objetivo é simplesmente registar o que é que faz a cabeça do pessoal daqui, já que eu tenho o provilégio de estudar no IFCE, que é um lugar rico em diversidade popular, ou seja, tem muita gente estranha!!
Quais serão minhas fontes? Bem, vou me basear na minha família primeiramente, visto que minha avó é motivo principal para eu estar fazendo isso, meus amigos que sem eles eu não pensaria em como estranho é tudo isso e claro a INTERNET que sem ela vcs não poderiam ter acesso a tudo isso. Perguntar é a ferramenta essencial para que isso dê certo, observar e registar tudo o que eu puder ouvir na topique tbm vai acrescentar muito, sair de casa - ir a muitos cantos como praia, centro, shoppings e tal... Ainda não decidi se esse projeto se resumirá a essas postagens ou se farei vídeos sobre os assuntos trabalhados - pelo menos para ilustar o que eu estou dizendo.
Bom fiquem na vontade e se tiverem material me mandem que será muito bem analisado com todo o carinho!! Bju me liga.

0 comentários: