terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O outro Huno



Bleda era um huno, sobrinho de Rugila.
Bleda e seu irmão mais novo, Attila sucederam seu tio Rugila ao trono. Seu reinado se estendeu por 11 anos até sua morte. Por mais que isso tenha sido especulado por toda a história que Attila assassinou ele durante uma caçada, ninguém sabe ao certo como ele morreu. Uma das poucas coisas conhecidas sobre Bleda é que, depois da grande campanha Huno de 441, ele adquiriu um anão dos pântanos, chamado Zerco. Bleda era altamente divertido por Zerco, e foi tão longe que mandou fazer um terno armorial para que o anão Zerco pudesse acompanhá-lo na Campanha militar.


O trono compartilhadoAté 432, os hunos unificaram-se sob o rei Rua, Ruga ou Rugila. Em 434 morreu Rua, deixando a seus sobrinhos Átila e Bleda, filhos de seu irmão Mundzuk, o comando de todas as tribos hunas. Naquele momento, os hunos encontravam-se em plena negociaciação com os embaixadores de Teodósio II a respeito da entrega de várias tribos renegadas que se haviam refugiado no seio do Império Romano do Oriente. No ano seguinte, Átila e Bleda tiveram um encontro com a legação imperial em Margus (atualmente Požarevac, na Sérvia) e, sentados todos na garupa dos cavalos à maneira huna, negociaram um tratado. Os romanos concordaram não somente em devolver as tribos fugitivas (que haviam sido um auxílio mais que bem-vindo contra os vândalos), mas também em duplicar o tributo anteriormente pago pelo Império, de 350 libras romanas de ouro (quase 115 kg), abrir os mercados aos comerciantes hunos e pagar um resgate de oito sólidos por cada romano prisioneiro dos hunos. Estes, satisfeitos com o tratado, levantaram seus acampamentos e partiram até o interior do continente, talvez com o propósito de consolidar e fortalecer seu império. Teodósio utilizou esta oportunidade para reforçar os muros de Constantinopla, construindo as primeiras muralhas marítimas da cidade, e para levantar linhas defensivas na fronteira ao longo do Danúbio.Os hunos permaneceram fora da vista dos romanos durante os cinco anos seguintes. Durante este tempo levaram a cabo uma invasão da Pérsia. Porém, uma contra-ofensiva persa na Armênia terminou com a derrota de Átila e Bleda, que renunciaram a seus planos de conquista.


Em 440, reapareceram nas fronteiras do Império Romano do Oriente, atacando os mercadores da margem norte do Danúbio, aos quais protegia o tratado vigente. Átila e Bleda ameaçaram com a guerra aberta, sustentando que os romanos haviam faltado aos seus compromissos e que o bispo de Margus (próxima à atual Belgrado) havia cruzado o Danúbio para saquear e profanar as tumbas reais hunas da margem norte do Danúbio. Cruzaram então este rio e arrasaram as cidades e fortes ilírios ao longo da margem, entre eles – segundo Prisco – Viminacium (atual Kostolac, na Sérvia), que era uma cidade dos mésios na Ilíria. Seu avanço começou em Margus, já que quando os romanos debateram a possibilidade de entregar ao bispo acusado de profanação, este fugiu em segredo para os bárbaros e lhes entregou a cidade.Teodósio havia desguarnecido as defesas ribeirinhas como conseqüência da captura de Cartago pelo vândalo Genserico em 440 e a invasão da Armênia pelo sassânida Yazdegerd II em 441. Isto deixou a Átila e Bleda o caminho aberto através da Ilíria e dos Bálcãs, que se apressaram a invadir no mesmo ano de 441. O exército huno, tendo saqueado Margus e Viminacium, tomou Sigindunum (a moderna Belgrado) e Sirmium (atual Sremska Mitrovica, na província sérvia da Voivodina), antes de parar as operações. Continuou então uma trégua ao longo de 442, momento que Teodósio aproveitou para trazer suas tropas da África e dispor de uma grande emissão de moeda para financiar a guerra contra os hunos. Feitos estes preparativos, considerou que podia permitir-se rechaçar as exigências dos reis bárbaros.A resposta de Átila e Bleda foi retomar a campanha (443). Golpeando ao longo do Danúbio, tomaram os centros militares de Ratiara e sitiaram com êxito Naissus (atual Nis) mediante o emprego de aríetes e torres de assalto rodantes (sofisticações militares que eram novas entre os hunos). Mais tarde, pressionando ao longo do rio Nišava, tomaram Serdica (Sofia), Filípolis (Plovdiv) e Arcadiópolis. Enfrentaram e destruíram tropas romanas próximo a Constantinopla e somente se detiveram pela falta do material adequado de assédio capaz de abrir brecha nas ciclópicas muralhas da cidade. Teodósio admitiu a derrota e enviou o cortesão Anatólio para negociar os termos da paz, que foram mais rigorosos para os romanos que no tratado anterior: o imperador concordou em entregar mais de 6.000 libras romanas (cerca de 1.963 kg) de ouro como indenização por ter faltado aos termos do pacto; o tributo anual triplicou-se, alcançando a quantidade de 2.100 libras romanas (cerca de 687 kg) de ouro; e o resgate por cada romano prisioneiro passava a ser de 12 sólidos.Satisfeitos, durante um tempo, os seus desejos, os reis hunos retiraram-se para o interior do seu império.


De acordo com Jordanes, que segue Prisco, em algum momento do período de calma que se seguiu à retirada dos hunos de Bizâncio (provavelmente em torno de 445), Bleda morreu e Átila ficou como único rei. Existe abundante especulação histórica sobre se Átila assassinou seu irmão ou se Bleda morreu por outras causas. Em todo caso, Átila era agora o senhor indiscutível dos hunos e voltou-se novamente para o Império Romano do Oriente.
Read More

domingo, 28 de dezembro de 2008

Destaques

Oi pessoal!
To escrevendo esse post pra dar destaque a quatro bandas muuuuuuito manera mas pouco conhecidas. Segue também o link pra vídeo:

1 - Pedra Letícia
A Banda Pedra Letícia faz um Rock/Pop com letras bem humoradas e versões divertidas de clássicos desses estilos e também de músicas infanto-bregas. Já é possível ouvir música goiana e não ficar deprimido.
Música Como que ocê pôde abandoná eu!
http://br.youtube.com/watch?v=h0RZXp7WsSY

2 - Mallu Magalhães
Ela é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Mallu ganhou notoriedade no seu MySpace Brasil e tornou-se famosa pelas músicas de sua autoria. Em 2008 lançou seu primeiro álbum, auto-intitulado. Seus mairoes sucessos são Tchubaruba e J1.
Música J1
http://br.youtube.com/watch?v=9cDiYdRjUtM&feature=related

3 - BlackKids
O Black Kids tem uma carreira não muito diferente de todas as outras bandas do momento: primeiro lançaram faixas mal produzidas no MySpace, depois foram descobertos pelos caçadores de hype, caíram nas mãos de remixers renomados e foram apontados como promessa para o ano que estava por vir. Tudo isso aconteceu muito rápido. O primeiro EP da banda, Wizard of Ahhhs, é de agosto de 2007. A esta altura, já haviam conquistado toda a massa blogueira que aos poucos entendia e festejava o southern rock oitentista do quinteto americano. Foram considerados "Best New Music" na bíblia indie Pitchfork, ganharam destaques especiais em inúmeras publicações (lista que inclui The New York Times e Rolling Stone), e saíram em turnê ao lado de artistas grandes - hypes passados como Kate Nash.
Música - I'm not gonna teach your boyfriend
http://br.youtube.com/watch?v=vaa4eGOtrTg

4 - Superchick
Tenho que confessar que essa é a melhor de todas, a banda Superchick da cidade Chicago, Illinois, USA, teve inicio em 1999 através de um concerto com a Banda de Rock Cristão Audio adrenaline, desde então não parou mais. A banda mistura o pop-punk, com Hip-Hop e Rock, sendo classificada como Christian Rock. Superchick possue 5 álbuns e suas músicas já estiveram na trilha sonora de vários filmes como Legalmente Loira, os clipes da banda tambem estam no canal MTV dos Estados Unidos.
Musica - Stand in the rain
http://br.youtube.com/watch?v=x-WErYRHavk&feature=related
Read More

De volta...


Bem pessoal, a ida a casa de praia não foi como o planejado, cheguei lá´às 11:30 da manhã mais ou menos, tomamos banho de piscina, ouvimos música, no almoço teve macarronada. À tarde decidimos ir dar um passeio pela orla, foi todo mundo menos o Larry e a Meredith (nomes falsos, kkkk). Eram 3:00 da tarde quando chegamos, tomei banho com a minha prima no mar que por sinal estava muito forte com onda muito violentas, enquanto o resto estava comendo na mesa. De volta à casa, lá por volta das 19:30, não encontramos o Larry nem a Meredith, a casa é de um tio ou tia do Larry que está viajando pra NZ, e Meredith é a namorada dele. Encontrei um bilhete deixado por ela que dizia ter saído por causa de um chamado de última hora, o pai dela parecia preocupado. Comecei a estranhar quando Larry chegou meio aéreo, passou sem dar explicações e sozinho no carro, leu o bilhete escrito com letras tortas (parecia ter sido feito às pressas), riu e amassou. Subiu com uma garrafa de aguardente, se trancou no quarto, ficamos estranhando mais ainda, porque assim que ele chegou o celular do pai de Meredith tocou, era ela, ele retornou a ligação e chamou sua mulher (minha tia) para ir à algum lugar com ele, comecei a ficar com medo.
Estavam demorando muito a chegar, e no andar de cima, nem sinal do Larry. Estava escuro e estavamos ouvindo música e alguns ainda comendo, meu pai recebeu uma ligação da minha tia, foi tenso, aumentei a música para que não ouvissem a conversa, nessa hora todos já suspeitavam que eles haviam discutido feio, abaixei o volume e minha disse (já tinha advinhado) que era pra gente arrumar nossas coisas que iríamos embora, uma correria silenciosa tomou conta da casa, minha mochila estava no andar de cima, não queria pegar com receio de encontrar com o Larry mais bêbado! Eficientemente juntamos todas as coisas na varanda da casa, todos estavam prontos pra ir , era só esperar minha tia chegar com Meredith e seu pai. Quando ouvimos os passos atravessando o portão, fomos colocar as coisas no carro, Meredith subiu para pegar suas coisas, misteriosamente ela não encontrou com Larry lá em cima, ele podia estar em qualquer lugar, a situação estava mais tensa, de repente Larry surge na sacada, pára, nos encara e começa a rir, nós: apenas continuamos arrumando as coisas. Ele percebe o que estava acontecendo e resolve decer, nessa hora Meredith vai até a cozinha, eles discutem, discutem e discutem, ele fala alto, ela sai e ele a segue, as passadas aceleram, todos estavamos atentos a qualquer movimento, mas continuamos a arrumação, ela guarda algo no carro, ele entra no carro e começa a jogar algumas coisas pelos ares, pega um livro e sai, ainda consegui ouvir "Você acha que eu estou decidindo? Sério Meredith, olha pra mim, você realmente acha que eu estou resolvendo isso..." Todos prontos, entramos nos carros, ele sobe e fala, "Olha a Meredith esqueceu um livro!", minha mãe vai pegar e volta, vejo que lá de cima ele faz gestos para Meredith, não deu pra ver se eram ofensivos... Deixamos a casa às 10:00 da noite, e regressamos para casa!
Não foi mesmo, a idéia que eu tinha de um final de semana na praia!
Read More

sábado, 27 de dezembro de 2008

Indo à casa de praia...


Bem pessoal, hoje é sábado e nada melhor que passar o ano novo com uma corzinha melhor!! Tô indo para uma casa de praia na Caponga, aqui no Ceará! Disseram muitas coisas boas e promete bombar! Mas só vai família...^^' Devo não escrever no próximo dia.
Aqui em casa, não há nada pra fazer, estou de recesso na escola, a Dani viajou...resultado: Casa de Praia!

Vlw!
Read More

Carta ao Papai Noel 1


Casa do Natal, Pólo Norte
22 de dezembro de 1920

Querido John,
Sei que perguntaste ao seu pai como eu era e onde eu morava, então desenhei-me e à minha casa para você ver. Toma bem conta desenho. Estou de partida para Oxford com um monte de brinquedos - alguns são para ti. Espero chegar a tempo, hoje à oite a camada de neve está muito espessa, no Pólo Norte. Do Papai Noel, que gosta muito de ti.


(J.R.R. Tolkien)
Read More

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Let the magic begins...


Essa foi a frase inicial, assim mesmo, em inglês. Eu estava meio sem coragem de falar o que eu realmente sentia por ela, hoje faz uma semana!
Começou com uma conversa no transporte público, eu ainda tinha súvidas se o sentimento era recíproco. À noite, conversamos no msn, e depois de chegar da missa (acho que Deus me deu mais coragem), disse: You are the second girl! Apartir daí, o meu mundo virou ao avesso, começou a girar mais rápido: eu finalmente estava com ela, tinha ela ao meu lado, me senti a pessoa masi feliz do mundo. Demorou pra acreditar, dois dias pra ser mais exato, no domingo fomos assistir um filme no cinema, Crepúsculo, não podia ter sido mais perfeito, ficamos a tarde toda juntos, de mãos dadas, curtindo cada momento, aproveitando cada minuto. O primeiro beijo foi mágico, no lugar que eu mais gosto com a garota que eu mais gosto, não dava pra ter sido melhor.
Dois dias sem se falar devido a compromissos foram recuperados na quarta0-feira, na noite de Natal, a mágia aconteceu de novo. Ela estava ali do meu lado!!!! Rimos, conversamos, fomos dormir eram três da manhã!! Não queria que a noite acabasse. Passamos o dia seguinte juntos, seria o último do ano, na sexta ela viajaria e eu tinha que aproveitar o tempo restante, assistimos Mamma Mia, o filme, combinação perfeita, no final do dia me despedi, podia ter sido melhor, deixei uma oprtunidade passar. Agora só em fevereiro, mas até lá estarei esperando firme e forte, pensando nela em cada música...te amo!
Read More

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A Árvore de Natal - PAGÃ




A árvore de natal, um dos principais símbolos natalinos é mais antiga que o próprio sentido do Natal, Jesus Cristo. Aproximadamente dois milênios antes do nascimento de Cristo, os povos indo-europeus já utilizavam árvores com um fim religioso, pois criam que elas eram uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza.

Algumas tribos pagãs da Alemanha consideravam os carvalhos como árvores santas, inclusive realizando sacrifícios humanos debaixo dessas árvores oferecidos ao deus Odin. Uma das histórias diz que São Bonifácio, tentando acabar com esse costume pagão, cortou um carvalho. O carvalho quando caiu fez cair todas as árvores próximas a ele, com exceção de um pequeno pinheiro. Assim, havia acontecido um milagre, pois o pinheiro simbolizava o menino Jesus.

Quando a árvore de natal tinha um caráter pagão, as pessoas enfeitavam as árvores para que os espíritos das árvores voltassem, depois da queda das folhas no inverno. Da mesma forma, os cristãos passaram a ter o mesmo costume, no entanto essas decorações passaram a possuir um caráter cristão, significando alegria, bondade, amor, a benção de Cristo, etc.

A partir do século XVI, várias famílias alemãs passaram a decorar seus pinheiros, resultando em um costume que passou por várias gerações. A partir do século 19, a tradição chegou à Inglaterra, França e Estados Unidos. No século 20 virou tradição na Espanha e América Latina, chegando a virar costume até mesmo em países que não possuem um clima frio, ocasionando o surgimento das árvores artificiais.

obs. texto copiado do site Brasil Escola
Read More

domingo, 7 de dezembro de 2008

24 COISAS QUE VOCÊ NÃO PODE MORRER SEM SABER!!!



01 - O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.
02 - Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.
03 - Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.
04 - Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam.
05 - Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
06 - As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.
07 - As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.
08 - O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.
09 - Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a própria língua.
10 - Só um alimento não se deteriora: o mel.
11 - Os golfinhos dormem com um olho aberto.
12 - Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.
13 - As unhas da mão crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas do pé.
14 - O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.
15 - Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.
16 - O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
17 - O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
18 - É impossível espirrar com os olhos abertos.
19 - "J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.
20 - Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
21 - Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.
22 - Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
23 - 40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William Bonner no final.
24 - Aproximadamente 70 % das pessoas que lêem este email, tentam lamber o cotovelo.
Read More

O IDIOMA ALEMÃO



..........A língua alemã é relativamente fácil. Todos aqueles que conhecem as línguas derivadas do latime estão habituados a conjugar alguns verbos podem aprendê-la rapidamente.Isso dizem os professores de alemão logo na primeira lição.Primeiro, pegamos um livro em alemão, neste caso, um magnífico volume, com capa dura, publicado em Dortmund,e que trata dos usos e costumes dos índios australianos Hotentotes (em alemão "Hottentotten").
.........Conta o livro que os cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter),cobertas com uma tela (Lattengitter) para protegê-los das intempéries.Estas jaulas, em alemão, chamam-se jaulas cobertas com tela (Lattengitterkotter)e quando possuem em seu interior um canguru, chamamos ao conjunto de "jaula coberta de tela com canguru"(Beutelrattenlattengitterkotter).
..........Um dia, os Hotentotes prenderam um assassino (Attentäter), acusado de haver matado uma mãe (Mutter) hotentote (Hottentottermutter), mãe de um garoto surdo e mudo (Stottertrottel). Esta mulher, em alemão, chama-se Hottentottenstottertrottelmutter e a seu assassino chamamos, facilmente, Hottentottenstottertrottelmutterattentäter.
.........No livro, os índios o capturaram e, sem ter onde colocá-lo, puseram-no numa jaula de canguru(Beutelrattenlattengitterkotter). Mas, acidentalmente, o preso escapou. Após iniciarem uma busca, rapidamente vem um guerreiro Hotentotes gritando:
- Capturamos um assassino! (Attentäter)
- Qual?? - pergunta o chefe indígena.
- O Lattengitterkotterbeutelrattenattentäter - comenta o guerreiro.
- Como? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tela? diz o chefe dos Hotentotes.
- Sim - responde a duras penas o indígena. O Hottentottenstottertrottelmutterattentäter(assassino da mãe do garoto surdo e mudo).
- Ah, demônios - diz o chefe - você poderia ter dito desde o início que havia capturado o Beutelrattenlattengitterkotterhottentotterstottertrottelmutterattentäter(assassino da mãe do garoto surdo e mudo que estava na jaula de cangurus coberta de tela).

Assim, através deste exemplo, podemos ver que o alemão é facílimo e simplifica muito as coisas.Basta um pouco de interesse.Depois dessa clara e lúcida explicação espero que o alemão abra os horizontes de todos.
Read More

Festa da AFS



Ontem aconteceu à noite, o encontro de natal da AFS.
Muito bem organizada, foi super divertida. Cheguei um pouco atrasado, mas deu pra ver todas as apresentações, realmente os alemães deram show mostrando o Natal nas suas respectivas cidades.
Daniela, Daniel e 'outra', mostraram os criativos calendários do advento, suas árvores de natal de verdade, feiras nas cidades, trocas de presente e muuuuuuuuuuuita comida (BISCOITOS!!!). Teve apresentação dos outros tbm. Após as primeiras apresentações teve o coffee brak, e aí comi os biscoitos (delicious!), macarrão tailandês, arroz chines, tortilha, bolos, bolos e bolos....
Read More

Cartas de Papai Noel





Oi pessoal, hoje começo uma nova série de posts, entitulados de Cartas de Papai Noel, na verdade esse é o título de um livro não editado no Brasil, escrito por J.R.R. Tolkien. Tudo começou quando seus filhos ainda pequenos queriam saber mais sobre o 'bom velhinho', então Tolkien, como um pai que se importa com a necessidade de acreditar em algo, começou a escrever cartas em nome do Papai Noel e mandá-las aos seus filhos, nelas ele contava detalhes da vida no Pólo Norte e outras coisas, o escritor levava isso à serio a ponto de decorar o envelope com selo do lugar gelado pintado a mão!!! Realmente mais uma demostração do quão Tolkien gostava de escrever e passar a ideia de realidade em suas obras graças as cenas descritivas perfeitamente em séries.

Na figura acima, ilustração feita pelo próprio Tolkien em uma de suas cartas.
Read More

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cronica do amor!!! Hammer




Crônica do amor

Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta.

O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.

Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais.

Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.

Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco.

Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no ódio vocês combinam. Então?

Então, que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.

Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado e ainda assim você não consegue despachá-lo.

Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita na boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara?

Não pergunte pra mim você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem seu valor.

É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível.

Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desse, criatura, por que está sem um amor?

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.

Não funciona assim.

Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.

Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó!

Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é! Pense nisso. Pedir é a maneira mais eficaz de merecer. É a contingência maior de quem precisa.

Read More

NovoTrailer de Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Hey everyone! Confiram aqui o novo trailer do sexto filme da franquia bruxa!!!
Incrível!!!

Read More

Dinâmica do abrigo subterrâneo




Categorias: Negociação e gestão de conflitos
Poder de persuasão e influência
Resolução de problemas e tomadas de decisões
Respeito e Valores pesosais

Objetivo: Refletir sobre a influência de nossos conceitos, valores e como agimos diante de uma decisão de muitos riscos. Avaliar o grau de liderança, a forma de persuadir ou intervir no grupo, bem como a flexibilidade, a capacidade criativa e saber ouvir.
Nº de participantes: Até 25
Material: Cópia do texto abaixo para cada um!!!

Desenrolar: Peça ao grupo que se divida em até cinco pessoas, distribua o texto e solicite que as pessoas façam a escolha o mais acertadamente possível. Lembre que é consenso grupal, portanto, terão um tempo de aproximadamente 15 minutos para a escolha. Durante o trabalho, observe as colocações, preconceitos, valores e forma com que os participantes defendem seus pontos de vista.

Fechamento: Ao término, pergunte ao grupo como se sentiram e quais as coisas de que tiveram de abrir mão. Se esta dinâmica tiver o objetivo de seleção, poderá ver as características de liderança, comunicação, flexibilidade, valores pessoais e outros aspectos relevantes à característica da possível chefia. Caso seja aplicada em treinamento, observar também como conduzir e influenciar o grupo.

TEXTO - ABRIGO SUBTERRÂNEO
Imaginem que nossa cidade está sob a ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe uma abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Mas 12 pretendem entrar. Abaixo, há uma relação das 12 pessoas interessadas em entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando apenas seis delas:
( )Um violinista, com 40 anos, narcótico viciado.
( )Um advogado, com 25 anos, HIV+
( )A mulher do advogado, com 24 anos, que acaba de sair so manicômio. Ambos preferem estar juntos no abrigo ou fora dele.
( )Um sacerdote com 75 anos.
( )Uma prostituta, com 34 anos.
( ) Uma ateu com 20 anos, autor de vários assassinatos.
( )Uma universitária que fez voto de castidade.
( )Um físico, 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar uma arma.
( )Um declamador fanático, com 21 anos.
( )Uma menina de 12 anos e baixo QI.
( )Um homossexual com 47.
( )Um excepcional, com 32 anos, que sofre de ataques epilépticos.
Read More

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Para refletir...

HOW BEAUTIFUL AND PERFECT IS SHE!
Read More

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Capítulo 1 - Nova identidade

Um mundo de perguntas orbitava na cabeça de Tyler, como seria sua vida daqui pra frente? 6 meses haviam se passado desde que saíra do lugar considerado paraíso e ingressado no mais estranho sistema educacional que existia, a Fresno High School. Não era só ele, outros novos estudantes estavam sentindo a mesma coisa, porque tudo o que é novo dá medo! Escola nova então nem se fala! Aquele seria o primeiro dia, ainda não tinha se acostumado com a nova vizinhança, todos ali eram diferentes, todos pareciam ir contra o que ele estava acostumado a ver, todos menos a vizinha da frente, Suzan. Ela e a família também haviam se mudado a pouco e assim como Tyler, não tinha se adaptado totalmente. O que vc faria se encontrasse alguém que estivesse se sentindo exatamente como vc no meio de muitas outras pessoas desconhecidas que nem sabiam da sua existência, pelo menos ainda? O resultado não podia ter sido outro, ambos começaram a conversar e contar as experiências na nova cidade, mas a melhor conversa de todas foi quando descobriram que estudariam no mesmo colégio, Tyler descarregou seu infortúnio de forma amigável em Suzan, e assim ela fez tbm. Nada melhor que 4 meses de convivência extra-escolar pra tornar duas pessoas muito próximas. Tyler tinha 17 e ela 16, ambos novos e com os mesmos interesses, ambos sozinhos e com as mesmas intenções.
- Mãe, tô saindo pra aula!
- Mas já? Ainda faltam 45 minutos!
- é que eu vou passar na casa da Suzan primeiro!
- Ah, claro. Pode ir então, mas esteja em casa cedo! Ou melhor, volte tarde!! - virou-se e falou baixinho - Com amigos de preferência.
- O que disse?
- Nada não! Boa sorte filho, vc tem a chave caso não esteja em casa, bem, estarei no escritório.
-Tudo bem.
- E Tyler, lembre-se de pegar seu irmão na escola dele.
- Como?
- Oh meu amor, ele tbm está tão assutado quanto vc.
- Eu não estou assutado!
- Vc já arranjou uma namorada e ele...
- Tá mãe, tô saindo!
- Tiau Ty!

Tyler pegou a mochila em cima do sofá e saiu disparado pela porta, o dia estava lindo lá fora, donas de casa fazendo se trabalho, crianças correndo pelo gramado, cachorros se cumprimentando da maneira mais estranha! Nem Ty, nem Suzan sabiam a sorte que deram em morar na Corny Street, uma ruazinha no suburbio, afastada do centro da grande cidade. Quem passava por ali notava que seus moradores levavam uma vida simples, sem muitos luxos, aparentemente. Bastava descer a rua umas 8 casas, e se podia ver as paredes rosa-chá, no estilo americana, o que significava território SUZAN! Ela já o esperava na varanda, sentada perto da mesa com flores. Na cabeça dele a imagem dela estava sendo propositalmente demorando a se formar, um All Star com corações partidos que só ela tinha, jeans e moletom roxo, cabelo preto e liso, um pouco curto e amarrado pra trás num pequeno rabo de cavalo, o rosto mais perfeito que se havia notícia, branco e levemente corado... Ele correu antes que ela o visse, escondeu-se perto do carro estacionado na rua e se olhou no espelho. Bagunço um pouco mais o cabelo, ajeitou as roupas, deu um sorriso e seguiu em frente, ele era só um pouco mais alto que ela.
- Oi Suz!
-Hey Ty! Pronto?
- Estou sim. Nervosa?
-Meio. Acho que é normal!
- Ah é! Bela roupa.
- Valeu, senta aí. To só esperando um chá gelado.
Ty sorriu de lado e sem jeito sentou ao lado dela.
- Então, já escolheu a identidade nova? - falou Suz.
- Identidade nova?
- Ah qual é? Todo mundo assume uma identidade nova quando se muda de escola. É uma forma mais rápida de adaptação.
-Não pensei nisso, mas faz sentido...vc já escolheu a sua?
- To em dúvida entre Misteriosa e Agradável.
- Wow!!! Tanto faz vc fica bem nas duas! Mas, não é mais fácil sermos quem realmente somos, só nós!!
- Bem, se vc acha isso boa sorte. Ah, ótimo, vamos, meu já ficou pronto!
Os dois saíram em direção ao fim da rua, descendo ainda mais, jogando conversa fora, horas sem assunto e comentários vagos, e Ty sempre imaginando que personagem lhe cairia melhor para aquela exaustiva e agitada vida na Fresno High School.

Pra quem vivia no paraíso, a FHS parecia mais com o purgatório, a recepção não foi das mais acolhedoras, uma banda tocava desarmoniosamente no canto esquerdo da entrada, garotos aos montes faziam do corrimão trilho pra skate, casais que pareciam não ter visto um ao outro por muito mais tempo que um verão, estavam aos amassos perto do jardim, por dentro o caos parecia ter só começado: mais casais se beijando, gritaria, bolas de futebol voavam de um lado para o outro, bullys agiam descaradamente na frente dos pobre professores e zeladores, que tinham suas coisas roubadas e jogadas para longe, pobre da supervisora perdeu metade da saia, mas não deu muita importância depois do elogio do porteiro sobre suas pernas!!! Ty e Suzan tentavam achar sua sala em meio a baderna infinita, se esquivando até de vibradores multi-coloridos, quando a esperança pareceu abandona-los, Suzan foi puxada por uma mão que surgiu de dentro da sala ao lado, de repente Tyler sumiu do seu campo de visão.
- Oi, meu nome é Brad. Bem, vc não vai me agradecer?
- Pelo quê?
- Por salvar sua vida. Quase vc foi atingida pela boca nojenta do Gary.
- Ah, não tinha visto, valeu!
- Bem, vc não vai dizer seu nome?
- Ah é mesmo, ainda tô meio chocada! Prazer, sou Suzan Geller.
- Belo nome. Essa é a sua sala, agora já sabe, no fim do corredor principal, à direita, siga até o fim, perto da escada!
- Vou tentar lembrar.
- Vi que vc é nova por aqui, de onde vc veio?
- Klauscity.
- Wow, bem longe. Acho que vc vai gostar da FHS.
- Não tenho tanta certeza.
- Tem namorado?
- Não!!
- Lésbica?
- NÃO!!
- Foi mal!! Vem, vou te apresentar o pessoal mais legal daqui...
Os dois saíram pela outra porta da sala, tiveram tempo só de jogar a bolsa numa das cadeiras.
No segundo andar, Tyler não estava tendo tanta sorte, chegou a salvo na sala e sentou atrás para não chamar muita atenção, mas pelo contrário, sua atenção se voltou para um grupo de meninas que estavam sentadas na frente, principalmente pra uma, Nick. Sem nem pensar, se aproximou de uma garota que sentava do lado dele e perguntou:
- Quem é aquela ali?
- Oi, meu nome é Jess. - disse num tom repreensivo.
- Prazer, Tyler.
- Aquela é Nick Marino, a MiLady.
- MiLady?
- O pai dela é um dos mais ricos da escola, to mundo conhece ele do comercial de serial. Edgar Marino. E apesar de vc pensar que mesmo sendo rico, ela é só mais uma filhinha de papai mimada, é justamente o contrário. Ela perdeu a mãe muito cedo, então são apenas ela e o pai, eles possuem uma ligação muito forte.
- Ela é perfeita!
- Nem tanto...pobre MiLady só se envolve com quem não presta, naquela roda ali só quem se salva é a Carla, a nerd de óculos, o resto são umas vacas! Garotas, safadas e sem coração que...
- Calma lá!
- Me descontrolei num foi? É que elas me tiram do sério. Sabe a loira de preto, intercambista, veio da Austrália, drogada ao extremo. Ela conhece cada fornecedor daqui! À propósito vc não fuma, não é?
- Não, não, mesmo assim, ela é muito bonita!
- Aquele tipo de beleza sai com água e sabão!!
Ambos riram.
- Tá bom Ty, agora chega de conversa, a aula vai começar e o Sr Lester é muito rígido!

continua...
Read More

terça-feira, 2 de dezembro de 2008


Prólogo

Cada pessoa está ligada misteriosamente a outra pessoa, mas como saber que tipo de pessoa é essa? Às vezes é bom acreditar que existe uma força maior que nos aproxima, cruzando caminhos de acordo com a necessidade. Se há uma carência de alegria, então BANG! surge a(na sua mente) mais engraçada figura que suprirá essa carência, ninguém entrar na vida de outra pessoa por acaso, não somos nós que decidimos, não vale a pena lutar contra isso, só aceitar e cumprir sua missão. Numa escola se aprende mais do que matérias cansativas, somos ensinados a trabalhar todo nosso emocional, sabendo a hora certa de discutir, a hora certa de ser falso, o momento adequado pra uma vingança e o minuto certo pra uma reflexão!!! Na Fresno High School não é diferente...
Read More

Estreando!!!!

Eita nóis!
Primeiro dia de postagem...isso vai ser difícil.
Não prometo postagem todo dia, mas vou fazer o que eu posso!!!
O que vcs vão encontrar aqui? Bem o INTRIGA HIGH SCHOOL foi feito pra relatar o que acontece numa não muito comum escola de grande porte!!!
Briga de mininas (uhu!), de professores, amores, decepções, choros, risos, e muita emoção, numa história fantástica!!!!
Cada dia um episódio diferente!!

Concerteza vc vai se identificar com algum personagem!!!
@_@'
Então até o primeiro capítulo!! Lembrando que não só da nossa pequena webnovela vive este blog!
Notícias muito boas tbm fazem parte da grade de programação!!!

Xauz
visitem: http://agoraehcomnois.listen2myradio.com/
Read More